Colocar silicone e ter o visual que sempre desejou é o sonho de muitas mulheres. Mais do que uma cirurgia plástica, essa é uma forma das mulheres se sentirem mais bonitas, confiantes e felizes. É a cirurgia mais realizada no Brasil e no mundo devido ao alto grau de satisfação que traz. Porém, ainda existem muitas dúvidas e até mesmo mitos sobre a prótese de mama.
Por isso, nesse artigo, confira cinco fatos que você precisa saber sobre a prótese de mama, assim você não se engana mais com mitos e pode dar mais um passo para a sua decisão de colocar silicone.
- Silicone atrapalha o diagnóstico de doenças de mama
Um mito muito comum e que impede muitas mulheres de realizar o sonho de colocar silicone é o medo de não conseguir diagnosticar doenças de mama. Isso não é verdade, pois a prótese, caso venha a atrapalhar o exame, existem outros exames que substituem.
Uma mulher com prótese de mama consegue fazer exames como Mamografia, Utrassonografia e Ressonância Magnética.
Todos esses exames preventivos podem ser realizados sem nenhum problema, além disso, a mulher também pode fazer uma biópsia caso seja necessário.
Aproveitando esse tema, muitas mulheres também ficam com receio de que o aparelho da mamografia possa prejudicar o silicone. Você pode fazer o exame tranquilamente depois de cerca de um ano após a cirurgia, quando todos os tecidos estão recuperados, o que evita problemas desse tipo.
- Toda mulher precisa estar com boas condições de saúde para fazer a cirurgia
Sim, não só para prótese quanto para a realização de qualquer tipo de cirurgia plástica. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso efetuar alguns exames pré operatórios, que variam de acordo com a condição clínica e idade de cada paciente, para que o médico possa avaliar isso com maior segurança.
Entre os exames solicitados estão exames de sangue e urina, testes cardíacos associados ou não ao risco cirúrgico de acordo com a idade, e exames radiológicos de mama, que serão determinados também de acordo com o caso. Estando tudo de acordo, procede-se normalmente à cirurgia.
- Siga as recomendações antes e depois
Antes da cirurgia, em alguns casos é necessário, além dos exames, uma eventual correção de problemas clínicos que possam prejudicar o procedimento e a evolução pós-operatória, como anemia, tabagismo, diabetes e obesidade.
Durante o pós-cirúrgico, é necessário seguir com alguns cuidados para ter um bom resultado. Por exemplo, o uso do sutiã cirúrgico pelo tempo correto, e algumas leves restrições de movimentação dos braços. O novo conceito de prótese de mama é o de usar técnicas que propiciem um reestabelecimento muito rápido das atividades de rotina, como dirigir e levantar os braços em menos de uma semana. Entretanto, isso só vale para cirurgias em que apenas colocamos as próteses; já quando existe necessidade de ajuste de pele, ou mastopexia associada, serão necessários cuidados com os braços por volta de 2 a 3 semanas.
- Prótese de mama só pode ser feita em ambiente hospitalar
O desejo de colocar a prótese de mama pode levar muitas mulheres a optarem por lugares que “cobram mais barato”. Mas lembre-se que o barato sai caro, e que o que está em jogo é a sua saúde, e isso não tem preço. Existem muitos casos de mulheres que fizeram cirurgias em lugares clandestinos, que tiveram problemas graves de reações ou até mesmo mortes.
Lembre-se que cirurgia é coisa séria e só pode ser feita por um cirurgião plástico habilitado e somente em ambiente hospitalar. Ou seja, não pode ser feita em uma clínica, posto de saúde ou qualquer outro local, somente em um centro cirúrgico num hospital com boa estrutura.
Então, pesquise bem quem vai fazer a cirurgia, o local e de preferência, se puder, converse com outras pessoas que já fizeram cirurgia no local. Quanto mais informações, mais segura você vai ficar sobre o procedimento. Redes sociais são uma péssima maneira de escolher seu cirurgião, pois ter um bom desempenho e estar sempre impecável nelas, com toda certeza não quer dizer a realidade. Ninguém posta coisas feias no Instagram, certo? E lembre-se de se certificar se seu cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a chancela mais segura da qualidade do profissional que vai te atender. Uma coisa pouco falada mas muito importante, é que você sinta empatia por aquele profissional, pois vocês vão se encontrar muitas vezes no acompanhamento pós-operatório.
- Silicone atrapalha na amamentação?
Mulher com silicone pode ou não amamentar, e isso depende de vários fatores com o tipo de técnica que foi utilizada, sendo que alguns tipos de incisões interferem menos na arquitetura mamária, e por conseguinte, oferecem menor dificuldade de aleitamento. Entretanto, medicina não é uma ciência exata, e a amamentação depende de muitos fatores, principalmente das condições psicológicas da paciente nessa ocasião. Desta forma, via de regra, é praticamente impossível prever isso com segurança. Lembre-se de que muitas mulheres que nunca operaram as mamas não conseguem amamentar também.
A prótese não altera a glândula que é responsável pela produção do leite. Mas dependendo da técnica utilizada pelo cirurgião plástico, pode ocorrer a lesão de alguns ductos.
Conversar com o seu médico é sempre o melhor caminho. Assim, se você pretende ser mãe e amamentar, esclareça todas as dúvidas e veja qual será o procedimento mais adequado para o seu caso. Vale lembrar que algumas podem sentir um pouco mais de sensibilidade nos mamilos e isso pode ser sentido durante a amamentação.
Resumindo: Cada caso é único e por isso, sempre tire suas dúvidas com quem entende do assunto.


