Explante de prótese de mama
Explante é a retirada definitiva da prótese de mama em pacientes que têm problemas com ela. As causas mais frequentes são a contratura capsular de repetição, ou seja, que já foi operada várias vezes e recidivou, e a Doença do Silicone.
A Doença do Silicone, ou Síndrome ASIA é um conjunto de sinais e sintomas que podem ou não ser atribuídos à prótese, e não existem exames que a comprovem, daí a dificuldade diagnóstica. Desta forma, quando a paciente tem esses sintomas a melhor conduta é retirar a prótese e observar a evolução. Nem todos os casos apresentam melhora deles.
Nos casos mais graves, podem aparecer doenças autoimunes desencadeadas pelo silicone, como Lúpus e Artrite Reumatóide. Nesses casos, muitas vezes, mesmo que retiremos as próteses, as doenças podem continuar.
Normalmente em casos de explante, realizamos a capsulectomia em bloco, que consiste na retirada das próteses junto com a cápsula orgânica que as reveste.
Entretanto, em alguns casos em que as próteses estão em plano submuscular, ou seja, atrás dos músculos, pode não ser possível a realização da capsulectomia completa, pois a camada posterior da cápsula pode estar muito aderida aos tecidos próximos ao pulmão, o que levaria a riscos de perfuração pulmonar.
Junto com a retirada da prótese, normalmente é realizada a mastopexia para melhorar o contorno da mama e evitar que ela fique caída, e o enxerto de gordura, para substituir parte do volume perdido com a retirada da prótese.
Trata-se de uma cirurgia com poucos riscos e rápida melhora, uma vez que a paciente sente tamanho alívio na retirada das próteses, que tolera muito bem o pós-operatório. Em média são 3 ou 4 dias para voltar ao trabalho e uma restrição parcial de movimentos dos braços por 3 semanas.
Seg à Sexta das 09h00 às 19h00
Como podemos te ajudar?