Blog

Guia de cuidados gerais pré e pós-operatórios

Mamoplastia redutora: Saiba tudo sobre esse procedimento!

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a mamoplastia redutora representa um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados no Brasil. Ela visa remover o excesso de gordura, tecido glandular e pele das mamas, proporcionando melhor qualidade de vida para a mulher. É um procedimento com o intuito de reduzir o volume e peso dos seios, trazendo benefícios estéticos e melhorando a saúde da paciente.

Quando a mamoplastia redutora é indicada?

É indicada para pessoas que tenham os seguintes incômodos:

● Aréolas alargadas ou pele muito flácida na região

● Mamas pendentes e flácidas, que não encontram sutiã que sirva

● Mamilo projetado abaixo do sulco do seio, por ser um dos sinais de perda de sustentação

● Irritação na pele abaixo do sulco do seio, ou suor excessivo nessa região, que pode molhar as roupas e causar constrangimentos;

● Dores no pescoço, costas e ombros pelo peso excessivo das mamas

● Tronco curvado e/ou alterações na coluna, em virtude disso

● Deformidade e/ou depressão nos ombros, que ficam marcados pela alça do sutiã

● Problemas de autoestima ou depressão decorrentes dessas alterações de forma e volume, vergonha na hora H

● Dificuldade para correr, pois os seios pulam e doem

Pré-operatório

A paciente precisa passar por uma avaliação médica completa para discutir todos os pontos que envolvem um procedimento cirúrgico. Essa avaliação pretende investigar todas as suas condições médicas.

Além disso, serão realizados exames laboratoriais de rotina, exames cardiológicos e de imagem das mamas, como ultrassonografia, mamografia ou biópsias quando indicadas.

Até duas semanas antes da mamoplastia redutora, recomenda-se que a paciente:

● Estabeleça uma dieta rica em fibras;

● Beba muita água;

● Suspenda ou diminua o consumo de álcool e cigarro;

● Pare de tomar medicamentos com efeitos coagulantes, como remédios à base de ácido acetil-salicílico, dentre outros, fórmulas para emagrecimento, anti-inflamatórios, e principalmente anticoncepcionais, pois aumentam o risco de trombose e embolia pulmonar no pós operatório.

Como é feita a mamoplastia redutora?

Em geral, é feita por meio de incisões para remover o excesso de tecido mamário, pele e gordura. A técnica vai depender da particularidade anatômica, quantidade a ser reduzida, composição dos seios e da preferência pessoal, tanto do cirurgião quanto da paciente..

Após a remoção dos excessos, o mamilo é reposicionado e o tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e remodelado. Na maioria dos casos a aréola também pode ser reduzida, quando inidicado.

Em casos de seios extremamente grandes e caídos, em que não se consegue o reposicionamento da aréola pelas técnicas convencionais, pode ser necessário o enxerto de pele da aréola e mamilo. Nesses raros casos existe perda permanente da sensibilidade e capacidade de aleitamento, fatos que são avisados para a paciente antes da cirurgia para que esteja de acordo.

Possíveis riscos da mamoplastia redutora

● Cicatriz desfavorável;

● Infecção;

● Alterações de sensibilidade no mamilo ou na mama, que podem ser temporárias ou permanentes;

● Riscos anestésicos;

● Sangramento (hematoma);

● Má cicatrização, incluindo abertura de alguns pontos ou mesmo queloides nas pessoas predispostas

● Forma irregular ou assimétrica da mama

● Descoloração da pele, alterações permanentes da pigmentação, inchaço e equimoses

● Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e muito raramente pulmões, podendo ocorrer de forma temporária ou permanente;

● Acúmulo de líquido (seroma);

● Rigidez excessiva do peito;

● Possibilidade de dificuldades de amamentar;

● Possibilidade de necrose da pele/tecido onde se encontram as incisões ou parcial e mesmo total do mamilo e da aréola;

● Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;

● Dor intensa;

● Alergias;

Felizmente esses eventos são muito raros e se trata de uma cirurgia muito tranquila na enorme maioria dos casos.

Recuperação da mamoplastia redutora

Após a cirurgia, a paciente pode sentir um pouco de dor e deve utilizar sutiã especial com suporte para o dia e noite. É importante fazer refeições leves e ricas em proteínas, dormir apenas de barriga para cima, manter a região operada seca e limpa e não retirar as fitas. A troca de curativo e retirada de pontos deve ocorrer entre 8 a 15 dias após o procedimento.

É preciso evitar banhos muito quentes e demorados e evitar dirigir nas primeiras 2 a 3 semanas dependendo do caso. A prática de exercícios físicos como caminhada e musculação para as pernas é liberada cerca de 1 mês após a cirurgia e os demais exercícios de maior impacto, como corrida e musculação para os braços após cerca de 3 meses.

Como fica a cicatriz da mamoplastia redutora?

Fica localizada nas dobras da mama, podendo ser em T ou em L, e vai tornando-se pouco perceptível, especialmente quando o procedimento completa um ano, já que após esse tempo a cicatriz conquista praticamente o seu aspecto definitivo.

Há perda da sensibilidade nas mamas após a mamoplastia redutora?

Nos primeiros meses há uma perda temporária. Mas, a sensibilidade costuma retornar, normal ou parcialmente, entre o 3º e o 6º mês; existem casos em que pode levar de 12 a 18 meses, ou raramente não voltar.

Qual a diferença entre mastopexia e mamoplastia redutora?

Enquanto a mamoplastia redutora é responsável pela redução do tamanho dos seios, já a mastopexia, visa reposicionar e suspender as mamas geralmente preservando seu volume, na tentativa de reverter o processo natural de envelhecimento.

Resultados da mamoplastia redutora

Eles aparecem imediatamente, no entanto, é comum nos primeiros dias a região apresentar edemas, manchas arroxeadas e até mesmo assimetria entre as mamas, o que vai regredindo gradativamente com o passar do tempo. Estima-se que os resultados definitivos poderão ser vistos após 12 a 18 meses da cirurgia.

Post Recentes

Cirurgia Plástica

Abdominoplastia, quando optar pela cirurgia?

Abdominoplastia é um tipo de cirurgia plástica do abdome, que destina-se à remoção de excedentes de pele que podem ocorrer  tanto após gestações quanto após perdas ou oscilações de peso, bem como de estrias nesta região.

Leia Mais »

Contato

Avenida T 3, 2199 Setor Bueno, Goiânia - GO CEP: 74210-245

Horário de atendimento

Seg à Sexta das 09h00 às 19h00