Blog

Guia de cuidados gerais pré e pós-operatórios

Explante Mamário: nova tendência em cirurgia plástica

Você já ouviu falar sobre explante mamário? A cirurgia de prótese de silicone ainda é o segundo procedimento mais realizado no Brasil e no mundo, mas ao longo dos anos, também tem ocorrido o movimento contrário, o desejo de retirar esses implantes.

Para esse procedimento é dado o nome de explante mamário, que é a remoção da prótese de silicone. Neste artigo, confira todas as informações e esclareça todas as suas dúvidas.

 

Quem pode fazer o explante mamário?

Qualquer pessoa que tenha silicone, e essa decisão deve ser tomada pela própria paciente em conjunto com seu médico, ou por vontade de não ter mais a prótese ou quando acontecem doenças relacionadas a ela.

Por isso, é muito importante conversar com o seu médico de confiança, para entender qual será a melhor decisão.

 

Quando é indicado o explante?

Uma das razões é a questão estética, quando a paciente não se sente mais satisfeita e prefere um visual mais natural. Também pode ser indicado quando ocorre o aumento do peso corporal e com isso o volume mamário também aumenta, pois as mamas são parcialmente compostas de gordura. Nesse caso os implantes podem se tornar incômodos ou aparentar grandes demais.

Além disso, também podem acontecer algumas doenças relacionadas ao uso do silicone ou problemas ao longo dos anos, que seriam:

 

Reações ao uso do silicone

Algumas pessoas podem ter reações ao silicone, sejam locais como contraturas e seromas, doenças de pele ou mesmo doenças autoimunes, ou seja, situações em que o corpo reage inadequadamente contra seus próprios tecidos orgânicos, causando dores nas articulações e outros sintomas. Esse tipo de reação é muito rara e ainda não existem estudos que confirmem que o silicone possa ser o real causador, até porque não existe exame que comprove isso. Mas caso a paciente apresente sintomas dessa natureza, a retirada da prótese pode ser necessária.

 

Ruptura da prótese

Como o próprio nome sugere, em alguns casos pode ocorrer a ruptura da prótese e ser necessária sua troca por uma nova. Quando o diagnóstico da ruptura demora a ser feito, um dos sintomas é sentir dor na região e até mesmo perceber alterações no formato e tamanho. Mas nesses casos, não é necessário retirá-la definitivamente, mas apenas trocá-la.

 

Contratura Capsular

A contratura capsular ocorre quando há uma reação anormal do organismo em reação à presença da prótese. A prótese é um corpo estranho, de modo que quando a colocamos, o corpo forma uma membrana que a reveste e isola, não permitindo o contato do silicone com o meio corporal. Essa cápsula orgânica costuma ser macia e agradável ao toque mesmo com o passar dos anos, mas existem alguns casos em que ela se torna endurecida e pode causar dores e deformidades. Nesses casos, onde ocorre uma reação anormal à presença da prótese, é necessário remover a cápsula doente e trocar a prótese, mas nesse processo muitas pacientes optam por retirá-la definitivamente, ou seja, fazer o explante.

 

ASIA (Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes)

A ASIA é uma doença que geralmente se manifesta em quem já possui uma predisposição genética para ela. Tal pessoa predisposta, ao colocar o silicone, pode passar por uma reação imunológica do organismo, provocada pelos adjuvantes, que são um tipo de substância presente em vários compostos, como determinadas vacinas e o próprio silicone.

 

Como funciona o procedimento do explante mamário?

Para a realização do explante mamário, normalmente precisamos remover o excedente que pele que se forma com a presença do volume da prótese que vai ser retirada, e isso geralmente envolve cicatrizes mais extensas que as da simples colocação das próteses. Então, exceto em alguns casos específicos, a cicatriz prevista é ao redor da aréola e em t invertido. Normalmente, para recobrar parte do volume perdido com a retirada do implante, fazemos uma reconstrução mamária com os tecidos da própria mama, e usualmente associamos enxerto de gordura removido de outras regiões corporais. É bem importante saber que nenhum tecido mamário é removido no explante, e procuramos usar todo ele para dar o maior volume possível. Entretanto, o volume perdido com a retirada das próteses dificilmente consegue ser reposto num único procedimento, mesmo associando o enxerto de gordura.

 

É fundamental remover a cápsula inteiramente?

Isso é um mito muito comum e as pessoas acreditam que a remoção da cápsula é um fator decisivo para o controle da doença do silicone. Entretanto, é importantíssimo saber que ela só precisa ser removida em casos de contratura e quando existem suspeitas de malignidade na cápsula. Como ela só é formada em reação à presença do silicone, apenas com a remoção da prótese o corpo a absorve completamente. E ainda existe o fato de que em alguns casos em que as próteses são colocadas atrás do músculo, existe uma enorme dificuldade técnica em retirar completamente a capsula, porque sua porção posterior fica profundamente aderida aos músculos próximos ao pulmão, o que torna extremamente perigoso de perfurar o pulmão. Mas cada caso é individualizado, e apenas uma discussão esclarecedora com seu médico pode ponderar todos os fatores envolvidos na sua cirurgia.

 

Por que isso se tornou uma tendência na área de cirurgia plástica?

O movimento para ter um corpo mais natural e de aceitação própria tem aumentado e por isso, muitas mulheres estão optando por essa mudança. Além disso, muitos padrões estéticos de beleza mamária estão mudando e as pacientes têm buscado próteses menores.

Enfim, uma conversa clara e esclarecedora com um profissional experiente é o melhor caminho para esclarecer todas as suas dúvidas e te oferecer a segurança necessária para realizar a cirurgia e ficar o mais satisfeita possível, reestabelecendo sua autoestima plena e feliz!

Post Recentes

Cirurgia Plástica

Abdominoplastia, quando optar pela cirurgia?

Abdominoplastia é um tipo de cirurgia plástica do abdome, que destina-se à remoção de excedentes de pele que podem ocorrer  tanto após gestações quanto após perdas ou oscilações de peso, bem como de estrias nesta região.

Leia Mais »

Contato

Avenida T 3, 2199 Setor Bueno, Goiânia - GO CEP: 74210-245

Horário de atendimento

Seg à Sexta das 09h00 às 19h00